Dirtsurfer:
O Dirtsurfer é um novo e revolucionário conceito de esporte radical, tendo como base o skate, o surf e o snowboard, com a particularidade de poder ser utilizado em praticamente todos os tipos de terreno.
É considerado como um skate de terceira geração que consiste numa prancha acoplada a duas rodas de bicicleta dispostas em linha, e que pode ser usado em qualquer terreno. Após ter sido criado por uma empresa australiana, foi patenteado internacionalmente e tem tido enorme sucesso em todo o mundo.
COMO SE APRENDE A ANDAR COM O DIRTSURFER?
1. Escolha um local apropriado, como uma descida com pouca inclinação. Confira sempre previamente se a descida é segura, isto é, verifique se é a apropriada para o seu nível de aprendizagem, se não existirão buracos ou outros obstáculos no trajeto e se terá suficiente espaço no final para conseguir parar.
2. Arranje um amigo que o segure nas primeiras vezes, de maneira a começar a andar com os dois pés assentes na prancha.
3. Coloque os pés com uma inclinação de mais ou menos 45º em relação ao eixo longitudinal do Dirtsurfer. Atenção para que o seu pé de trás pressione o botão que desbloqueia a roda traseira.
4. Depois de começar a descida (já sem o apoio do amigo), olhe somente para a direção que quer tomar, (NUNCA olhe para baixo, para a roda da frente!), dobre ligeiramente os joelhos e assuma uma posição descontraída mas estável. Mantenha o seu peso mais na perna da frente do que na de trás.
5. Depois de já ter feito duas ou três descidas e apanhado o jeito, tente se equilibrar sozinho(sim....tem tombo):
Mantenha firme o tornozelo do pé de trás, de maneira a manter a prancha numa posição direita e estável. Dê balanço com o pé da frente (algumas passadas) até atingir a velocidade pretendida e de seguida coloque-o também em cima da prancha.
6. Para travar, basta apenas inclinar-se ligeiramente para trás, de maneira a encostar a batata da perna ao acionador do travão.
O DIRTSURFER É PARECIDO COM O SURF OU COM O SNOWBOARD?
O Surf e o snowboard, ambos possuem como característica comum a capacidade de poderem concretizar voltas, evoluções e manobras bastante fluidas. O design do Dirtsurfer, com as suas duas rodas num mesmo eixo, consegue realmente assemelhar-se este tipo de movimentos. Aliás, a sua direção é inicialmente estabilizada pelo peso do praticante e depois pelo progressivo movimento giroscópico, conseguido pelo aumento da velocidade das suas duas rodas tipo bmx.
Isto se consegue porque o dirtsurfer possui um sistema especial de direção que dá ao praticante a mesma fluidez e capacidade de rotação experimentada no surf e no snowboard, se bem que aprender a andar de Dirtsurfer é muito mais rápido e fácil: Bastam apenas alguns minutos e qualquer pessoa conseguirá descer sem problemas um plano de relva inclinado. A maior parte das pessoas mesmo sem nunca ter tido qualquer experiência com o surf ou o snowboard, apanham o jeito muito rapidamente.
COMO É QUE SE TRAVA NUM DIRTSURFER?
Aliado à alta velocidade e à excelente performance do revolucionário Dirtsurfer, um novo e patenteado sistema de travagem foi desenvolvido, que elimina todas as limitações e impossibilidades anteriores.
É importante não esquecer que o Dirtsurfer possui o único sistema de freios (mãos livres), e que pode ser utilizado rapidamente quanto necessário. Este novo modelo de freagem, é simplesmente acionado quando o praticante se inclina ligeiramente para trás, aplicando pressão com a perna traseira numa pequena alavanca vertical parecida com um para-lamas. Esta pressão irá ativar um freio de bicicleta tipo "V-Brake" ou de disco em alguns modelos, oferecendo uma progressiva mas poderosa freagem.
No entanto, e se acidentalmente se aplicar demasiada força na alavanca do freio, o que acontecerá é que o praticante será ligeiramente lançado para a frente, reduzindo assim automaticamente a força exercida e consequentemente o poder de freagem, sendo de imediato restaurado o controle do Dirtsurfer.
Além disso, os Dirtsurfers possuem também um sistema de bloqueio (chamado deadman's brake) que consiste num pequeno botão situado por baixo do pé traseiro e que após o praticante desmontar ou cair do Dirtsurfer, atua automaticamente de maneira a impedir que a prancha continue a rolar sozinha.
COMO É QUE SE CURVA NUM DIRTSURFER?
Desde o momento em que se faz peso em cima da prancha, a roda da frente estabiliza, curvando apenas quando nos inclinamos. A maior parte das pessoas consegue andar facilmente no Dirtsurfer, mesmo sem ter experiência de surf, skate ou snowboard.
É DIFÍCIL ANDAR DE DIRTSURFER?
Mesmo só tendo duas rodas, andar de Dirtsurfer é bastante mais fácil do que possa parecer à primeira vista, graças ao sua sistema de direção patenteado. Começando numa pequena descida, você começa a andar satisfatoriamente em alguns minutos. Para andar bem é obviamente necessária alguma práctica, mas o tempo necessário à aprendizagem é mais rápido do que no snowboard ou do que no surf.
ONDE É QUE SE PODE ANDAR COM O DIRTSURFER?
O Dirtsurfer, visto que é um veículo muito polivalente, pode ser utilizado em praticamente todos os tipos de terreno. Claro que é necessário que existam descidas ou em alternativa vento e algum meio propulsor, como uma asa de windsurf ou um kite ou foil.
É POSSÍVEL ANDAR COM UM DIRTSURFER NUMA SUPERFÍCIE PLANA ?
Normalmente, consegue-se andar de dirtsurfer num piso plano mais rapidamente e dispendendo menos energia do que com um skate. É no entanto necessária alguma adaptação pois é requerida um pouco mais de prática, mas uma vez dominada a técnica, tornar-se-á um ótimo meio de transporte urbano.
Curiosidade: De momento o recorde não-oficial de longa distância em superfície plana num Dirtsurfer, pertence a Cahn Mitchell, que percorreu 55km em 3 horas, na Auto-estrada Great Northern-Austrália, à noite. (só porque o seu carro ficou sem gasolina). Teria percorrido 56km, se não tivesse "atropelado" um canguru a meio do caminho. (pode parecer mentira, mas é VERDADE!)
COM QUE PÉ SE DEVE DAR BALANÇO PARA ANDAR NUM DIRTSURFER ?
Terá que se dar balanço com o pé que ficará à frente, porque o quadro é ligeiramente mais baixo atrás, e por isso torna-se um pouco estranho dar balanço com o pé de trás. Aliás, o botão que desbloqueia a roda traseira terá que estar pressionado para a roda poder ficar livre.
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE DIREÇÃO?
Mecanicamente, a roda da frente está montada num garfo oscilante que ao se fixar à um suporte por um cubo de rolamento duplo, colocado no ponto mais baixo e dianteiro do quadro, realiza um movimento lateral que por sua vez faz virar o Dirtsurfer. Mas apesar de tudo isto, o que realmente faz virar a prancha é a inclinação do praticante.
Ao andarmos de skate, quando queremos virar, nos inclinamos e nem sequer pensamos como funciona a parte mecânica.
Com o Dirtsurf acontece exatamente o mesmo, nunca pensamos no que o faz virar, apenas que o faz se nos inclinarmos.
O que diferencia o Dirtsurfer do skate é o sistema mecânico de direção: Como tem 2 rodas, a ação para virar é conseguida mais pela inclinação da prancha em si, do que pelo ângulo de giro da roda. Por isso, tudo o que se tem a fazer é se inclinar e a prancha automaticamente vira.
É POSSÍVEL REALIZAR CURVAS "APERTADAS"?
Os Dirtsurfers atingem mais velocidade que os skates e possuem maior distância entre eixos, de modo que assim têm um raio de viragem em estrada maior que os skates. No fundo, tudo se baseia na velocidade. Ninguém consegue fazer uma curva de 90 graus num metro, indo a 60 Kmh, nem ninguém deverá querer experimentar tal proeza! De fato, os Dirtsurfers curvam muito bem, mas como atingem grandes velocidades as curvas são bastante mais longas.
Ainda assim, quando em terreno, na descida, o raio de inclinação se reduz consideravelmente uma vez que com a prática pode-se realizar pequenos "slides" para fazer as curvas mais rapidamente e com mais emoção.
PODE-SE USAR O DIRTSURFER CONJUGADO COM UMA VELA DE WINDSURF? E COM UM KITE?
O Dirtsurfer funciona extraordinariamente bem com uma vela de windsurf e é muito fácil de a instalar: basta apertá-la no pequeno furo de 8mm situado na base do Dirtsurfer. O pé dianteiro ficará à frente do mastro e todo o conjunto tornar-se-á estável, sendo bastante manobrável mesmo com alguma velocidade.
Conjuntamente com um kite de tração, poder-se-á a partir de agora sentir o prazer do vento ao praticar "Kitesurfing" em terra, tendo o mesmo tipo de emoção obtida na água. O conceito das grandes rodas colocadas num mesmo eixo traduz-se numa estabilidade e confiança sem rival, conseguindo-se assim toda a liberdade necessária para as manobras mais arrojadas.
QUAL É A VELOCIDADE MÁXIMA QUE UM DIRTSURFER PODE ATINGIR NUMA DESCIDA?
Até agora o recorde não-oficial de velocidade em descida num Dirtsurfer é de 105 Km/h, e foi estabelecido com um modelo GP com os pneus de origem (mistos). No entanto, o limite de velocidade depende somente da inclinação da descida que se venha a fazer, sendo que o máximo a alcançar, com pneus slicks mais estreitos e numa montanha a sério, fica ao critério de cada um. Nçqo se pode afirmar que a velocidade será extrema, não sendo recomendado a ninguém, excepto a praticantes muito experientes e munidos de um fato completo de cabedal, normalmente usado pelos motociclistas de competição.
A grande diferença em descida entre os skates e os Dirtsurfers, é que os Dirtsurfers mantém-se extremamente estáveis a altas velocidades.
Esta estabilidade acrescida assim como a ausência do descontrole habitual da trepidação como consequência da velocidade, consegue-se devido ao efeito giroscópico das duas grandes rodas de vinte polegadas.
COMO FUNCIONA A GARANTIA?
Todos os Dirtsurfers têm garantia única e exclusivamente contra defeitos de fabrica.
Apesar da grande resistência do quadro, como na maior parte das vezes os Dirtsurfers são usados em grandes saltos e outros tipos de manobras extremas, não podemos garantir os quadros contra empenos nem desgastes, uma vez que não podemos ter controle das situações em que os Dirtsurfers possam fazer uso de sua pratica.
COMO NASCEU O DIRTSURFER?
O Dirtsurfer foi inventado por Graeme Attey, morador de Perth na Austrália Ocidental, uma das cidades mais remotas do mundo. Se bem que ao morar ali pode ter-se uma série de vantagens, uma delas não é o facto de ter boas ondas pois elas não existem. Poderia então falar-se de neve mas a estância mais próxima fica a uma distância de 5000 km! Ao ser um surfista inveterado e também viciado em neve, Graeme pensou que teria de inventar algo que solucionasse o seu problema satisfatóriamente.
Porque o Surf e o Snowboard possuem a mesma característica de poderem realizar voltas e manobras bastante fluidas dum lado até ao outro, Graeme determinou que para recriar essas sensações em terra, teria de ser num veículo de duas rodas, pois com três ou mesmo quatro rodas nunca se conseguiria o pretendido.
As primeiras tentativas foram infrutíferas, mas com grande persistência conseguiu-se uma espetacular geometria de direção, o que deu garantias de se poder levar a cabo um mais sério desenvolvimento do projeto.
Durante 1998 o desenvolvimento do Dirtsurfer foi um processo bastante lento. Foram-se fazendo vários acertos e alterações durante todo o ano, até maio de 1999, data em que a Design Science Pty Ltd finalizou os protótipos feitos até então decidiu começar a produção.
Em Novembro de 1999 começaram a ser vendidos os produtos Dirtsurfer em lojas de toda a Austrália.
Desde 2001, tem-se conseguido expandir as vendas da Australia para países tão díspares como: Japão, Grã-Bretanha, França, Estados Unidos, Holanda, Suiça, Áustria, Espanha, Bali, Singapura e Portugal. Na sequência deste crescimento o Team Dirtsurfer tem alargado o leque de aplicações onde o Dirtsurfer pode ser utilizado, do tradicional "off-road downhill" para outros domínios como sejam o "high-speed downhill road", o "street" e usado em conjunção com kites e velas de winsurf.
O Dirtsurfer é um novo e revolucionário conceito de esporte radical, tendo como base o skate, o surf e o snowboard, com a particularidade de poder ser utilizado em praticamente todos os tipos de terreno.
É considerado como um skate de terceira geração que consiste numa prancha acoplada a duas rodas de bicicleta dispostas em linha, e que pode ser usado em qualquer terreno. Após ter sido criado por uma empresa australiana, foi patenteado internacionalmente e tem tido enorme sucesso em todo o mundo.
COMO SE APRENDE A ANDAR COM O DIRTSURFER?
1. Escolha um local apropriado, como uma descida com pouca inclinação. Confira sempre previamente se a descida é segura, isto é, verifique se é a apropriada para o seu nível de aprendizagem, se não existirão buracos ou outros obstáculos no trajeto e se terá suficiente espaço no final para conseguir parar.
2. Arranje um amigo que o segure nas primeiras vezes, de maneira a começar a andar com os dois pés assentes na prancha.
3. Coloque os pés com uma inclinação de mais ou menos 45º em relação ao eixo longitudinal do Dirtsurfer. Atenção para que o seu pé de trás pressione o botão que desbloqueia a roda traseira.
4. Depois de começar a descida (já sem o apoio do amigo), olhe somente para a direção que quer tomar, (NUNCA olhe para baixo, para a roda da frente!), dobre ligeiramente os joelhos e assuma uma posição descontraída mas estável. Mantenha o seu peso mais na perna da frente do que na de trás.
5. Depois de já ter feito duas ou três descidas e apanhado o jeito, tente se equilibrar sozinho(sim....tem tombo):
Mantenha firme o tornozelo do pé de trás, de maneira a manter a prancha numa posição direita e estável. Dê balanço com o pé da frente (algumas passadas) até atingir a velocidade pretendida e de seguida coloque-o também em cima da prancha.
6. Para travar, basta apenas inclinar-se ligeiramente para trás, de maneira a encostar a batata da perna ao acionador do travão.
O DIRTSURFER É PARECIDO COM O SURF OU COM O SNOWBOARD?
O Surf e o snowboard, ambos possuem como característica comum a capacidade de poderem concretizar voltas, evoluções e manobras bastante fluidas. O design do Dirtsurfer, com as suas duas rodas num mesmo eixo, consegue realmente assemelhar-se este tipo de movimentos. Aliás, a sua direção é inicialmente estabilizada pelo peso do praticante e depois pelo progressivo movimento giroscópico, conseguido pelo aumento da velocidade das suas duas rodas tipo bmx.
Isto se consegue porque o dirtsurfer possui um sistema especial de direção que dá ao praticante a mesma fluidez e capacidade de rotação experimentada no surf e no snowboard, se bem que aprender a andar de Dirtsurfer é muito mais rápido e fácil: Bastam apenas alguns minutos e qualquer pessoa conseguirá descer sem problemas um plano de relva inclinado. A maior parte das pessoas mesmo sem nunca ter tido qualquer experiência com o surf ou o snowboard, apanham o jeito muito rapidamente.
COMO É QUE SE TRAVA NUM DIRTSURFER?
Aliado à alta velocidade e à excelente performance do revolucionário Dirtsurfer, um novo e patenteado sistema de travagem foi desenvolvido, que elimina todas as limitações e impossibilidades anteriores.
É importante não esquecer que o Dirtsurfer possui o único sistema de freios (mãos livres), e que pode ser utilizado rapidamente quanto necessário. Este novo modelo de freagem, é simplesmente acionado quando o praticante se inclina ligeiramente para trás, aplicando pressão com a perna traseira numa pequena alavanca vertical parecida com um para-lamas. Esta pressão irá ativar um freio de bicicleta tipo "V-Brake" ou de disco em alguns modelos, oferecendo uma progressiva mas poderosa freagem.
No entanto, e se acidentalmente se aplicar demasiada força na alavanca do freio, o que acontecerá é que o praticante será ligeiramente lançado para a frente, reduzindo assim automaticamente a força exercida e consequentemente o poder de freagem, sendo de imediato restaurado o controle do Dirtsurfer.
Além disso, os Dirtsurfers possuem também um sistema de bloqueio (chamado deadman's brake) que consiste num pequeno botão situado por baixo do pé traseiro e que após o praticante desmontar ou cair do Dirtsurfer, atua automaticamente de maneira a impedir que a prancha continue a rolar sozinha.
COMO É QUE SE CURVA NUM DIRTSURFER?
Desde o momento em que se faz peso em cima da prancha, a roda da frente estabiliza, curvando apenas quando nos inclinamos. A maior parte das pessoas consegue andar facilmente no Dirtsurfer, mesmo sem ter experiência de surf, skate ou snowboard.
É DIFÍCIL ANDAR DE DIRTSURFER?
Mesmo só tendo duas rodas, andar de Dirtsurfer é bastante mais fácil do que possa parecer à primeira vista, graças ao sua sistema de direção patenteado. Começando numa pequena descida, você começa a andar satisfatoriamente em alguns minutos. Para andar bem é obviamente necessária alguma práctica, mas o tempo necessário à aprendizagem é mais rápido do que no snowboard ou do que no surf.
ONDE É QUE SE PODE ANDAR COM O DIRTSURFER?
O Dirtsurfer, visto que é um veículo muito polivalente, pode ser utilizado em praticamente todos os tipos de terreno. Claro que é necessário que existam descidas ou em alternativa vento e algum meio propulsor, como uma asa de windsurf ou um kite ou foil.
É POSSÍVEL ANDAR COM UM DIRTSURFER NUMA SUPERFÍCIE PLANA ?
Normalmente, consegue-se andar de dirtsurfer num piso plano mais rapidamente e dispendendo menos energia do que com um skate. É no entanto necessária alguma adaptação pois é requerida um pouco mais de prática, mas uma vez dominada a técnica, tornar-se-á um ótimo meio de transporte urbano.
Curiosidade: De momento o recorde não-oficial de longa distância em superfície plana num Dirtsurfer, pertence a Cahn Mitchell, que percorreu 55km em 3 horas, na Auto-estrada Great Northern-Austrália, à noite. (só porque o seu carro ficou sem gasolina). Teria percorrido 56km, se não tivesse "atropelado" um canguru a meio do caminho. (pode parecer mentira, mas é VERDADE!)
COM QUE PÉ SE DEVE DAR BALANÇO PARA ANDAR NUM DIRTSURFER ?
Terá que se dar balanço com o pé que ficará à frente, porque o quadro é ligeiramente mais baixo atrás, e por isso torna-se um pouco estranho dar balanço com o pé de trás. Aliás, o botão que desbloqueia a roda traseira terá que estar pressionado para a roda poder ficar livre.
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE DIREÇÃO?
Mecanicamente, a roda da frente está montada num garfo oscilante que ao se fixar à um suporte por um cubo de rolamento duplo, colocado no ponto mais baixo e dianteiro do quadro, realiza um movimento lateral que por sua vez faz virar o Dirtsurfer. Mas apesar de tudo isto, o que realmente faz virar a prancha é a inclinação do praticante.
Ao andarmos de skate, quando queremos virar, nos inclinamos e nem sequer pensamos como funciona a parte mecânica.
Com o Dirtsurf acontece exatamente o mesmo, nunca pensamos no que o faz virar, apenas que o faz se nos inclinarmos.
O que diferencia o Dirtsurfer do skate é o sistema mecânico de direção: Como tem 2 rodas, a ação para virar é conseguida mais pela inclinação da prancha em si, do que pelo ângulo de giro da roda. Por isso, tudo o que se tem a fazer é se inclinar e a prancha automaticamente vira.
É POSSÍVEL REALIZAR CURVAS "APERTADAS"?
Os Dirtsurfers atingem mais velocidade que os skates e possuem maior distância entre eixos, de modo que assim têm um raio de viragem em estrada maior que os skates. No fundo, tudo se baseia na velocidade. Ninguém consegue fazer uma curva de 90 graus num metro, indo a 60 Kmh, nem ninguém deverá querer experimentar tal proeza! De fato, os Dirtsurfers curvam muito bem, mas como atingem grandes velocidades as curvas são bastante mais longas.
Ainda assim, quando em terreno, na descida, o raio de inclinação se reduz consideravelmente uma vez que com a prática pode-se realizar pequenos "slides" para fazer as curvas mais rapidamente e com mais emoção.
PODE-SE USAR O DIRTSURFER CONJUGADO COM UMA VELA DE WINDSURF? E COM UM KITE?
O Dirtsurfer funciona extraordinariamente bem com uma vela de windsurf e é muito fácil de a instalar: basta apertá-la no pequeno furo de 8mm situado na base do Dirtsurfer. O pé dianteiro ficará à frente do mastro e todo o conjunto tornar-se-á estável, sendo bastante manobrável mesmo com alguma velocidade.
Conjuntamente com um kite de tração, poder-se-á a partir de agora sentir o prazer do vento ao praticar "Kitesurfing" em terra, tendo o mesmo tipo de emoção obtida na água. O conceito das grandes rodas colocadas num mesmo eixo traduz-se numa estabilidade e confiança sem rival, conseguindo-se assim toda a liberdade necessária para as manobras mais arrojadas.
QUAL É A VELOCIDADE MÁXIMA QUE UM DIRTSURFER PODE ATINGIR NUMA DESCIDA?
Até agora o recorde não-oficial de velocidade em descida num Dirtsurfer é de 105 Km/h, e foi estabelecido com um modelo GP com os pneus de origem (mistos). No entanto, o limite de velocidade depende somente da inclinação da descida que se venha a fazer, sendo que o máximo a alcançar, com pneus slicks mais estreitos e numa montanha a sério, fica ao critério de cada um. Nçqo se pode afirmar que a velocidade será extrema, não sendo recomendado a ninguém, excepto a praticantes muito experientes e munidos de um fato completo de cabedal, normalmente usado pelos motociclistas de competição.
A grande diferença em descida entre os skates e os Dirtsurfers, é que os Dirtsurfers mantém-se extremamente estáveis a altas velocidades.
Esta estabilidade acrescida assim como a ausência do descontrole habitual da trepidação como consequência da velocidade, consegue-se devido ao efeito giroscópico das duas grandes rodas de vinte polegadas.
COMO FUNCIONA A GARANTIA?
Todos os Dirtsurfers têm garantia única e exclusivamente contra defeitos de fabrica.
Apesar da grande resistência do quadro, como na maior parte das vezes os Dirtsurfers são usados em grandes saltos e outros tipos de manobras extremas, não podemos garantir os quadros contra empenos nem desgastes, uma vez que não podemos ter controle das situações em que os Dirtsurfers possam fazer uso de sua pratica.
COMO NASCEU O DIRTSURFER?
O Dirtsurfer foi inventado por Graeme Attey, morador de Perth na Austrália Ocidental, uma das cidades mais remotas do mundo. Se bem que ao morar ali pode ter-se uma série de vantagens, uma delas não é o facto de ter boas ondas pois elas não existem. Poderia então falar-se de neve mas a estância mais próxima fica a uma distância de 5000 km! Ao ser um surfista inveterado e também viciado em neve, Graeme pensou que teria de inventar algo que solucionasse o seu problema satisfatóriamente.
Porque o Surf e o Snowboard possuem a mesma característica de poderem realizar voltas e manobras bastante fluidas dum lado até ao outro, Graeme determinou que para recriar essas sensações em terra, teria de ser num veículo de duas rodas, pois com três ou mesmo quatro rodas nunca se conseguiria o pretendido.
As primeiras tentativas foram infrutíferas, mas com grande persistência conseguiu-se uma espetacular geometria de direção, o que deu garantias de se poder levar a cabo um mais sério desenvolvimento do projeto.
Durante 1998 o desenvolvimento do Dirtsurfer foi um processo bastante lento. Foram-se fazendo vários acertos e alterações durante todo o ano, até maio de 1999, data em que a Design Science Pty Ltd finalizou os protótipos feitos até então decidiu começar a produção.
Em Novembro de 1999 começaram a ser vendidos os produtos Dirtsurfer em lojas de toda a Austrália.
Desde 2001, tem-se conseguido expandir as vendas da Australia para países tão díspares como: Japão, Grã-Bretanha, França, Estados Unidos, Holanda, Suiça, Áustria, Espanha, Bali, Singapura e Portugal. Na sequência deste crescimento o Team Dirtsurfer tem alargado o leque de aplicações onde o Dirtsurfer pode ser utilizado, do tradicional "off-road downhill" para outros domínios como sejam o "high-speed downhill road", o "street" e usado em conjunção com kites e velas de winsurf.
https://www.facebook.com/shindasports
Fixo:3011 6007
Cel:19 - 98358 7346




Julio! Muito boa a publicação! Eu tinha muita curiosidade a respeito das possibilidades é limitações.
ResponderExcluirVocê está na ativa? Gostaria de estabelecer contato. Faco parte de um grupo de incentivadores do desenvolvimento do Skate a vela e represento a WoWsails aqui no Maranhão! Preciso trazer um equipamento desse para testar com milhas velas! Vc tem o contato de algum fabricante?
ResponderExcluir